Anúncio corajoso e veraz do Evangelho, Igrejas em estado de missão – pede Papa Francisco aos Bispos espanhóis
Também na realidade actual, com uma cultura mundana que exclui Deus da vida pública, o Espírito Santo continua a atuar, semeando generosamente nos corações: sublinhou-o o Papa Francisco, recebendo hoje, pouco depois do meio-dia, em audiência conjunta, os cerca de 80 Bispos da Conferência Episcopal Espanhola, na conclusão da sua visita “ad limina Apostolorum”.
O Santo Padre exortou-os a um “anúncio corajoso e veraz do evangelho”, para fazer germinar as sementas lançadas pelo Espírito Santo, esmerando-se em “assegurar o seu crescimento com o exemplo, a educação e a proximidade”. Para tal – observou – há que “seguir os passos do Senhor, que veio para servir e não para ser servido, e que soube respeitar com humildade os tempos de Deus e, com paciência, o processo de maturação de cada pessoa”. Há que “escutar cada um com ternura e misericórdia, procurando o que verdadeiramente une e serve para a mútua edificação”.
O Papa Francisco reconheceu a “dura experiência” que constitui para os Bispos espanhóis o confronto com “a indiferença de muitos baptizados”. Precisamente nestes tempos, “em que as mediações da fé são cada vez mais escassas e não faltam dificuldades para a sua transmissão”, as Igrejas locais precisam de estar “num verdadeiro estado de missão permanente”. “A fé – recordou o Papa – não é uma mera herança cultural, mas sim uma prenda, um dom que nasce do encontro pessoal com Jesus e da aceitação livre e feliz da nova vida que nos oferece.”
O Santo Padre recordou, na parte final das suas palavras aos Bispos espanhóis, a actividade a desenvolver com as famílias, a pastoral vocacional e o serviço dos pobres como aspectos prioritários a não esquecer nunca. E concluiu com uma exortação à “colaboração franca e fraterna no seio da Conferência Episcopal”.