A Partilha na Paróquia
Com o surgimento da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, surgiram também várias pastorais e entre elas a Pastoral do Dizimo, que desde 2009 chamamos de Pastoral da Partilha. A comunidade ainda pequena já compreendia que era importante partilhar a vida, os desafios, as conquistas, alegrias e tristezas…
“Queríamos ser a Igreja Viva de Cristo”.
Os recursos financeiros para construção da igreja foram buscados nas campanhas, rifas e eventos, que a paróquia sempre realizou. A paróquia, porém, contava com a Partilha para poder pagar suas despesas mensais. Aos poucos tudo foi se concretizando, pois a comunidade crescia na fé, no amor fraterno e na disponibilidade de colocar seus dons a serviço da Igreja, para sermos o Evangelho de Cristo, no mundo de hoje.
Esmola ou Partilha
Antigamente falava-se muito na obrigação de dar a esmola para a Igreja e para os pobres. Dar a esmola é olhar para si mesmo; eu decido o que dar das minhas moedinhas. Dar a esmola não é olhar para o outro e ver o que precisa. Partilhar, ao contrário, é repartir o que temos. Assim relatam os atos dos apóstolos, sobre as comunidades do início do cristianismo:
“E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça. Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o valor do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos. Repartia-se para cada um, segundo a sua necessidade”.
A partilha nasce do desejo de atender as necessidades de cada um.
Partilha hoje: é possível?
Esta é a pergunta que muitos fazem a si mesmos. A vida moderna e urbana tem uma complexidade enorme; o sistema financeiro atual obriga todas as famílias, a cuidar com atenção do próprio orçamento. Ficou até difícil ajudar e viver a caridade fraterna, porque há muitas pessoas que tentam nos enganar com mentiras e historias falsas, para conseguir tirar-nos um pouco de dinheiro. Mesmo assim ainda é possível partilhar. De fato a partilha não é ter ou dar muito dinheiro, mas é primeiramente olhar para todos os irmãos com carinho e compaixão. Mesmo em relação a nossa comunidade, partilhar é olhar para a Paróquia-Comunidade com amor fraterno, percebendo quantas necessidades existem, para poder evangelizar e atender ao principio do amor fraterno. Realmente concordamos com o que São Paulo diz em 2 Coríntios 9,7.
“Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria.”
Podemos testemunhar que em 18 anos de paróquia vivemos da partilha e conseguimos muitas conquistas graças à contribuição de muitos.
Temos uma das igrejas mais elogiadas da região, um salão paroquial para muitos eventos, muitas pastorais trabalhando, mais de 600 crianças, jovens e adultos atendidos em nossos projetos.
Como participar da Partilha Paroquial
Há muitas maneiras de participar da Partilha Paroquial e somar o seu amor àquele de muitos:
-adquirindo o carnê da Partilha Paroquial e contribuindo regularmente todo mês, com uma quantia escolhida por você. Para isso pode fazer o seu cadastro aqui mesmo ou procurar a pastoral da Partilha nos plantões antes e depois das missas,
-a coleta durante a missa é também uma maneira de colaborar com a Partilha,
-pode procurar a secretaria paroquial e oferecer sua partilha mensal, preencher o formulário abaixo ou ainda, fazer doações especiais,
Pode utilizar a conta da paróquia para fazer suas doação:
Paróquia Sagrado Coração de Jesus
Banco Itaú – Agencia 0267, C/c n° 47338-7
Torne-se um colaborador da partilha preenchendo e enviando o formulário abaixo. A nossa equipe entrará em contato. Obrigado!
* Campos obrigatórios