Paróquia
Sagrado Coração de Jesus

Poços de caldas - mg | Diocese de guaxupé

Paróquia hoje:
Notícias › 10/03/2012

A fé na divindade de Cristo

 

O Papa Bento XVI participou na manhã desta sexta-feira, junto a família pontifícia, da primeira pregação da Quaresma do padre Capuchinho, Raniero Cantalamessa. Sermão que foi dedicado a “Santo Atanásio e a fé na Divindade de Cristo”.

O pregador da Casa Pontifícia indicou que este ano, em preparação ao Ano da Fé, proclamado pelo Papa Bento XVI, os quatro sermões da Quaresma serão baseados nos quatro grandes doutores da Igreja oriental: Atanásio, Basílio, Gregório Nacianzeno e Gregório de Nisa, para ver o que cada um deles nos diz sobre seus dogmas: a divindade de Cristo, o Espírito Santo, a Trindade e o conhecimento de Deus, respectivamente.

Segundo frei Raniero, tudo isso tem a “intenção de elaborar o impulso e restaurar a frescura da nossa fé, através de um renovado contato com estes gigantes da fé do passado. O que gostaríamos de aprender não é a forma de proclamar a fé no mundo, mas sim um aprofundamento da sua própria fé, redescobrir, através deles, a riqueza, a beleza e a felicidade de acreditar”.

O pregador da Casa Pontifícia iniciou a série de sermões com Santo Atanásio, “o campeão da divindade de Cristo”. Foi bispo de Alexandria no ano de 295. “Poucos padres deixaram sua marca tão profunda na história da Igreja. Ele é lembrado por várias situações: a influência que teve sobre a difusão do monaquismo, por ter sido o primeiro a reivindicar a liberdade da Igreja em um Estado cristão e por sua amizade com os bispos ocidentais”.

Frei Raniero explicou que, para Santo Atanásio, “é necessário, às vezes, demolir em nós, fiéis da Igreja, a falsa convicção de acreditar, de estar tranquilo no que se refere à fé. É necessária uma mudança, provocar a dúvida, pôr em dúvida a fé, para podermos pôr assim, a busca de uma fé mais autêntica”.

O capuchinho encerrou a primeira pregação da Quaresma afirmando que “a fé na divindade de Cristo não é fundamental neste momento para manter viva a esperança sobre o futuro da Igreja e do mundo”.

Frei Raniero Cantalamessa

Pertencente à Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, Frei Raniero nasceu em Colli del Tronto em 22 de julho de 1934. Foi ordenado sacerdote em 1958. Laureado em Teologia pela Universidade de Friburgo e em Letras Clássicas pela Universidade Católica de Milão.

Em 1979, deixou o ensino para dedicar-se ao Ministério da Palavra. Foi nomeado pelo Papa João Paulo II, pregador da Casa Pontifícia em 1980 e confirmado no cargo por Bento XVI em 2005.

Segundo Frei Raniero, o retiro consiste em oferecer uma meditação ao Papa, aos cardeais da Cúria Romana e aos superiores gerais de ordens religiosas. As pregações acontecem, uma vez por ano, todas as sextas-feiras da Quaresma.

O tema que será meditado neste ano é sobre o ano da fé, com um enfoque especial para os clérigos. Frei Raniero afirma que não é uma tarefa fácil ser pregador do Papa e, por este motivo, “é necessária uma preparação bem feita, que pode levar meses”.

Ele explica que se deixa inspirar pelos problemas e desafios que a Igreja enfrenta em um tempo particular e procura as respostas e soluções para seus questionamentos nas sagradas escrituras. (LB)

Deixe o seu comentário