“A Cruz e a vida”- homilia do 12º domingo do tempo comum- Pe Graciano
Jesus está retirado com seus discípulos e lhes anuncia o que vai acontecer e sabemos, por outros trechos e outros momentos que seguiram, que os apóstolos não entenderam este anúncio, mas continuaram seguindo Jesus.
Na segunda parte do evangelho, Jesus faz um convite: “SE ALGUÉM QUER ME SEGUIR, RENUNCIE A SI MESMO, TOME SUA CRUZ CADA DIA, E SIGA-ME!” (cf Lc 9, 23)
É um convite (portanto do nosso lado uma opção de vida), mas ao mesmo tempo uma revelação. Jesus conhece a nossa vida, conhece as nossas dores, dificuldades. Sabe que a vida não é fácil. Por isso ele diz que existe a cruz de cada um de nós. Não se refere apenas as possíveis dores e sofrimentos da vida, mas deixa transparecer que o próprio caminhar da vida é uma cruz, é uma luta, é uma conquista. Existe o esforço de viver. Existe o esforço de conduzir a vida num caminho certo. Inclusive, digo de passagem aqui, vivemos um momento de “moleza” cultural: estamos nos esforçando muito pouco para conquistar as coisas. Estamos nos esforçando muito pouco para manter a família unida. Estamos nos esforçando muito pouco para manter as amizades, ao primeiro deslize abrimos mãos delas. Todos devemos lembrar quando Jesus fala da salvação como uma porta estreita. As coisas vão se afunilando.
A vida é um esforço de buscar o caminho, fazer as escolhas certas, tomar as nossas decisões, permanecer fiéis a elas. Tudo isso é parte importante do ato de carregar nossa cruz todo dia. Para seguir Jesus, para ser cristão precisa de esforço, luta, garra; não vai acontecer de qualquer jeito.
Que Cruz e vida são coisas interligadas aparece mais claro ainda na frase final de Jesus: “quem quer salvar sua vida vai perdê-la, quem perder sua vida vai salvá-la! (cf Lc 9,24)” Neste caso salvar a própria vida pode ser traduzido como guardar, proteger, reservar, esconder. Isto é uma visão da vida totalmente egocêntrica. Perder a vida significa doar, não se esconder, fazer da vida um dom, tendo como modelo o próprio Jesus.
Padre Graciano Cirina
Paróquia Sagrado Coração de Jesus
Poços de Caldas- MG
Diocese de Guaxupé