Paróquia
Sagrado Coração de Jesus

Poços de caldas - mg | Diocese de guaxupé

Paróquia hoje:
Homilias em Destaque › 14/07/2011

10 de julho 2011- A Palavra semeada no coração

Hoje não seria necessário comentar muito sobre o evangelho, já que o próprio senhor Jesus contou a parábola do semeador e depois a explicou também. Mas mesmo assim é possível fazer algumas reflexões que nos ajudam a entender melhor. Os vários terrenos e situações no qual é semeada a palavra representam o coração humano. Há maneiras diferentes de acolher a palavra porque são diferentes as atitudes das pessoas e sua capacidade e vontade de acolher a Palavra de Deus . Ela pode produzir muito ou pouco, ou nada. Depende de nós. Neste sentido acho importante lembrar que a Palavra é uma revelação. Isto é ela revela quem é Deus, seu plano de amor, quem somos nós, como fomos criados. A Palavra não é um conjunto de mandamentos; muitos pensam que ter fé e obedecer aos mandamentos de Deus, em atitude de submissão. Vamos pensar no dia que nós vamos ao médico e ele nos revela que temos problemas no fígado e precisamos fazer um certo regime e tomar alguns remédios para nos curar: o medico está mandando em nós? A gente segue o que ele fala para obedecer ao medico ou para ficar curados? A gente vai dizer que o medico mandou em nós?

Fica evidente que o medico não está mandando na gente, mas está revelando do que nos precisamos para ficar curados. Portanto o agir do medico é revelador.

Com Deus e sua Palavra acontece a mesma coisa. A Palavra não manda na gente. Ela revela o que nos faz feliz e o que causa tristeza e destruição na nossa vida. Se a Palavra me ensina a perdoar, eu vou perdoar para obedecer a Deus ou para ser feliz?

Fica claro que as pessoas que escolhem não perdoar são pessoas destinadas a sofrer sempre. De uma certa maneira poderíamos dizer que Deus em seu amor infinito, não quer a nossa obediência , mas quer a nossa felicidade, a nossa realização plena!

Deus nos fez a sua imagem a semelhança para que entendamos o que é bom ou não na nossa vida e possamos escolher para o bem, a vida plena, a felicidade.

Deus é Pai e como tal nos revela onde está a vida verdadeira e faz de tudo para que não nos colocamos em uma vida de sofrimento e destruição.

Enfim voltamos ao terreno onde é plantada a palavra de Deus: o nosso coração! Temos que acolher a Palavra com alegria porque ela nos mostra o caminho da felicidade e da realização. Se ao contrario pensamos que Deus se mete na nossa vida e quer mandar em nós, nunca seremos uma boa terra.