“A vitória que Cristo propõe é a do amor, do serviço recíproco, da ajuda…”
Bento XVI dedicou a catequese da audiência geral desta manhã à Semana de Oração para a Unidade dos Cristãos que tradicionalmente inicia hoje.
O Pontífice afirmou que “a plena e visível unidade dos cristãos, que ansiamos, exige que nos deixemos transformar e conformar, de modo cada vez mais perfeito, na imagem de Cristo”.
O Papa recordou aos mais de 8,5 mil fiéis presentes esta manhã na Sala Paulo VI, que a unidade dos cristãos “não poderá ser somente o resultado dos nossos esforços, mas será principalmente um dom recebido do alto, a ser sempre invocado”.
“Cristo fala – salientou Bento XVI – de uma vitória através do amor, do serviço recíproco, da ajuda, da nova esperança e do concreto conforto dado aos últimos, aos esquecidos, aos rejeitados. Para todos os cristãos, a mais alta expressão de tal serviço humilde é o próprio Jesus Cristo, o dom total que faz de Si próprio, a vitória de seu amor sobre a morte na cruz, que resplandece na luz da manhã de Páscoa”.
Assim, também -Afirmou o Santo Padre– a plena e visível unidade dos cristãos é possível somente com o transformar e conformar-se à imagem de Cristo. Ela é “uma uma responsabilidade de toda a Igreja e de todos os batizados, que devem fazer crescer a comunhão parcial já existente entre os cristãos até a plena comunhão na verdade e na caridade”.
A Semana de Oração para a Unidade dos Cristãos foi instituída em 1908, por iniciativa do P. Paul Wattson, convertido para o Catolicismo, oriundo do Anglicanismo. Essa iniciativa foi encorajada pela Igreja Católica há quase um séculoco pelo Papa Bento XV, através do Breve “Romanorum Pontificum”, de 25 de fevereiro de 1916.