Paróquia
Sagrado Coração de Jesus

Poços de caldas - mg | Diocese de guaxupé

Paróquia hoje:
Ministério dos MECES

Ministério dos MECES

Os MECES – Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística – são um grupo de leigos convidados pelo pároco a fazer parte do serviço do altar, da distribuição da santa comunhão nas missas e aos doentes, em suas casas. Pela grande dignidade deste ministério, os MECES devem-se destacar por um comportamento à altura do ministério que vivem, sendo pessoas educadas, acolhedoras, misericordiosas, motivadoras e conscientes da missão de evangelizar, de cada batizado. Os Meces são convidados ao ministério para 2 anos, que podem ser renovados até o máximo de quatro anos. O ministério se concretiza com os seguintes compromissos:

Participar da reunião mensal (primeira quarta feira do mês),
Cumprir a escala nas celebrações das Missas,
Participar ativamente da vida paroquial,
Distribuir a comunhão aos doentes,
Participar da Partilha Paroquial como dever e testemunho de amor a sua comunidade,
Quando convidados*, celebrar a Liturgia da Palavra (Culto),
Quando convidados*, dirigir a oração de Encomenda num velório.

* são convidados, apenas Meces preparados para estas funções.

Amor à Sagrada Eucaristia

Por desempenhar um ministério tão sublime, como é o contato imediato com o mistério do Corpo e Sangue de Jesus, o MECE é chamado a crescer na sua espiritualidade e em especial a crescer no amor ao SS. Sacramento. Por isso, ele cultiva a oração pessoal, a reflexão bíblica e a adoração pessoal ao Santíssimo. Em nossa paróquia criamos a quinta feira como dia de adoração porque foi neste dia que o Senhor Jesus instituiu a Eucaristia. Assim como Jesus dá sua vida por nós, o MECE é chamado a fazer de sua vida uma pequena eucaristia, repartindo-a e derramando suas energias para o evangelho, a favor dos irmãos.

Formação Permanente

A grande honra de ser MECE deve-se traduzir no compromisso alegre e entusiasta, de uma vida cristã mais autêntica e mais consciente. Por isso, na medida das possibilidades, devido aos compromissos familiares e profissionais, o MECE participa de cursos litúrgicos, bíblicos e de pastoral em geral, para permanecer num estado de formação permanente. É difícil participar de tudo que acontece na paróquia, mas o bom MECE saberá aproveitar as possibilidades de formação, que a paróquia oferece.

Primeira Sexta feira do Mês

O MECE tem o compromisso de participar ativamente nesta celebração, que é especialmente dedicada ao Sagrado Coração de Jesus. Nesta Santa Missa, a paróquia abre seu coração aos doentes, que são recebidos com carinho, para celebração da Unção dos Enfermos.

O MECE e o Padre

Por ser um colaborador tão próximo do padre, o MECE é chamado a uma autêntica amizade com o seu sacerdote. Há na Igreja muitos que se aproveitam de uma situação privilegiada, para mandar nos outros e para soltar comentários pouco agradáveis do próprio sacerdote. Ao contrário, o MECE deve ser um colaborador autêntico, que procura entender e apoiar o sacerdote nos dias melhores e naqueles menos brilhantes. Não se trata de acobertar comportamentos indignos de um sacerdote: amar é também falar a verdade em certos momentos. Trata-se, porém, de uma atitude que entende o mistério da encarnação presente na vida do padre, que mesmo tratando algo tão sagrado, continua sendo um homem com suas virtudes e seus defeitos.

Encontro da Pastoral:
Na primeira quarta-feira do mês, e quando necessário.
Coordenadores:
Fernando
E-mail de contato:
meces@scjpocos.com
Reuniões dos Meces:
Clique aqui para ver as datas das reuniões …