Paróquia
Sagrado Coração de Jesus

Poços de caldas - mg | Diocese de guaxupé

Paróquia hoje:
Ministério dos corioinhas

Ministério dos corioinhas

O ministério dos coroinhas é o primeiro serviço pastoral do cristão, rumo à santidade. É um despertar vocacional. Muitos padres sentiram-se atraídos à vida sacerdo

tal, após experimentar o gosto em auxiliar as celebrações, através do trabalho de coroinha.

Eles têm a função de ajudar na liturgia da Celebração Eucarística, tornando-a mais bonita e solene. Os coroinhas têm que demonstrar muito amor e carinho para o auxílio na Santa Missa, sempre alegres e dispostos a ajudar a Jesus Cristo, que se faz presente no Mistério Eucarístico.O termo “coroinha” vem do latim e significa “menino do coro”. A origem deste termo vem da antiga celebração da missa, no ano de 313, onde parte do ritual era cantada em coro e, ocasionalmente, alguns dos meninos do coro eram solicitados para auxiliar os padres no altar. Daí, surgiu o termo coroinha, designando os meninos do coro que auxiliavam os sacerdotes.

Normalmente, são crianças e jovens entre 05 e 11 anos de idade, que auxiliam as Santas Celebrações, preparando o altar com seus vasos e livros s
agrados.

Em 1994, o Papa João Paulo II autorizou que meninas também servissem no altar. A carta Redemptionis Sacramentum prevê essa circ
unstância.

Para os coroinhas é uma honra ajudar nas missas, porque depois do padre e dos ministros extraordinários da Comunhão Eucarística, são os que mais se aproximam do Mistério de Jesus Sacramentado, no ato da Consagração.

Do coroinha exige-se piedade, postura, respeito para com o ministério, respeito para com o sacerdote, atenção para com os fiéis da assembléia, além de respeito para com o templo, (pois é um lugar sagrado). Também são exigidas atitudes exemplares na escola, na sociedade e na família.

Para ser Coroinha é preciso:

• Ter boa vontade e alegria em servir Jesus Sacramentado.
• Ser disponível para Deus e para sua comunidade, cumprindo fielmente a escala.

• Esforçar-se para ser bom, procurando viver o que Jesus viveu e ensinou; não somente na Igreja, como também em casa, na rua, na escola e em todos os lugares por onde for.

 

 

Como posso ser coroinha na Paróquia Sagrado Coração?
As crianças com interesse sincero para este ministério devem procurar a coordenação dos coroinhas ou falar diretamente com o pároco.
Coordenador:
Isabel, Leninha , Mariangela e Eliana
E-mail de contato:
coroinhas@scjpocos.com