Paróquia
Sagrado Coração de Jesus

Poços de caldas - mg | Diocese de guaxupé

Paróquia hoje:
Equipe de Liturgia

Equipe de Liturgia

“Celebrar é parte integrante da vida humana, que é tecida de trabalhos e de festas, de horas gastas na construção de espaços destinados a usufruir de seus resultados” Doc. 43 CNBB, 37. A palavra Liturgia é de origem grega. Analisando sua raiz original encontraremos o sentido e significado do que se quer expressar. Liturgia nasceu do casamento das palavras Laós e Érgon que significam respectivamente povo-assembléia e ação-serviço-dinamismo. Estas duas palavras foram traduzidas para o latim em lit e urgia. Assim, podemos afirmar que Liturgia é diaconia= serviço, dinamismo, ação pública em favor de um povo; é um processo dinâmico-criativo que leva as pessoas a um encontro comum, na fé, para reverenciar, louvar e prestar culto à Divindade.

A Liturgia cristã é essencialmente ação de uma comunidade, cujos membros participam da preparação e da celebração,assumindo um compromisso de mudança individual e comunitária. Portanto, quem celebra é a própria comunidade-assembléia reunida. A assembléia é o sujeito da celebração. A Liturgia não acontece espontaneamente. Supõe iniciação da comunidade celebrante e preparação prévia da própria ação celebrativa.

A Liturgia, enquanto celebração de toda vida, nasce da própria vida e da história dos celebrantes. Cada comunidade tem seu jeito próprio de celebrar e expressar sua vida no louvor e na manifestação de fé, num Deus que se faz presente junto de si para a celebração. Assim, a amizade que brota do encontro, do aperto de mão, do abraço, do beijo, da partilha de dons e de bens, revela a dimensão da comunhão, que começa entre nós e é plenamente experimentada, no encontro com Deus que se revela.

Equipes de Liturgia

Desde o início da nossa caminhada paroquial, tivemos o cuidado de preparar com carinho as nossas liturgias. Nosso objetivo sempre foi muito simples: facilitar o encontro da assembléia com Deus e permitir que Deus falasse ao povo reunido, em assembléia litúrgica. As equipes de liturgia são fundamentais no dinamismo litúrgico de uma comunidade. Juntamente com o sacerdote, elas são responsáveis pela preparação e execução da Santa Missa.

Sempre foi nossa preocupação que o ministério litúrgico envolvesse muitas pessoas. Uma razão deste envolvimento é que gostaríamos que a liturgia não empenhasse as mesmas pessoas todos os domingos e fins de semana, para a vida familiar não ser prejudicada pelos compromissos na paróquia. Pensamos que em cada comunidade deveria haver uma equipe por semana, para atuar apenas uma vez por mês.

Nasceu assim toda a estrutura das equipes de liturgia, coordenadas por um Conselho Paroquial de Liturgia. As equipes, quase todo ano, passam por cursos de liturgia que abrangem todas as partes da Santa Missa e do Ano Litúrgico.

Equipes de Liturgia por comunidade

Equipe Responsável Comunidade
Equipe Sacrário Vivo Tereza Lopes Sagrado Coração
Equipe Santíssima Trindade Maria Helena Aterje Sagrado Coração
Sagrada Família Ivani Costa Sagrado Coração
Nossa Sra da Súplica Iderly Guazzelli Sagrado Coração
Siga Jesus Leila Rabelo São José
Emaús Zequinha São José
Arca da Aliança Heloisa Gontijo Rainha da Paz
Boa Nova Mônica Bertozzi Rainha da Paz
Santa Clara Marta Dore Rainha da Paz

Preparação da Missa e Liturgias especiais.

As missas são preparadas 10 dias antes da celebração. Os encontros de preparação acontecem no Sagrado Coração às quintas-feiras, às 20h. Participam da reunião as equipes responsáveis pela missa, a coordenação da liturgia, e são convidados também os leitores e os animadores, além do responsável pelas equipes de canto. A preparação é realizada seguindo os seguintes passos:

Momento de oração,
Leitura da Palavra de Deus,
Breve reflexão sobre a Palavra,
Escolha do tema da celebração,
Escolha de gestos ou símbolos a serem usados na celebração,
Escolha das pessoas a serem convidadas e,
Elaboração do roteiro da celebração.

As Equipes de liturgia reúnem-se periodicamente para avaliar as celebrações,  juntamente com o sacerdote. Reúnem-se também em ocasião dos tempos fortes da liturgia como Natal e Páscoa, para preparação das celebrações e divisão de trabalhos, como acontece na Semana Santa, rica em celebrações importantes e fundamentais para nossa fé.

Ministérios que fazem parte da Dimensão Litúrgica.

A coordenação da Liturgia acompanha, juntamente com o pároco, toda a vida litúrgica da paróquia que chamamos de Dimensão Litúrgica.

Fazem parte desta dimensão os ministérios:

MECES,
Ministério de Acólitos,
Ministério dos Coroinhas,
Ministério dos Leitores,
Ministério da Música.

Coordenadores:
Marta Maria de Souza Dore
E-mail de contato:
liturgia@scjpocos.com