Paróquia
Sagrado Coração de Jesus

Poços de caldas - mg | Diocese de guaxupé

Paróquia hoje:

Transfigurar a vida- Homilia do 2º domingo da Quaresma- Pe Graciano

O Evangelho deste domingo nos apresenta o fato da Transfiguração. Jesus escolhe três apóstolos e os leva a montanha onde se transfigura perante eles. Assim ele mostra a sua divindade. O seu esplendor. A teofania que acontece declara solenemente que eles precisam ouvir e fazer tudo que Jesus fala. A raiz da nossa fé é escutar a palavra de Jesus, não são as aparições, as revelações. Jesus não aceita a proposta de fazer três tendas, pois precisava descer novamente do tabor para estar no meio dos outros, na vida real. A fé não nos tira da realidade, mas ao contrário, nos ajuda a transformar a realidade!

Jesus quis que os apóstolos tivessem uma experiência profunda da presença de Deus; algo que marcaria suas vidas para sempre. Sabemos que os 3 serão guias e pastores de comunidades muito importantes para os seguidores de Jesus: Pedro em Roma, Tiago em Jerusalém e João em Antioquia e Éfeso.

Vivemos um tempo especial, o da Quaresma. Um tempo que é favorável para fazer experiência da presença de Deus. Cuidar da dimensão espiritual. A nossa Fé não pode ser apenas um fato intelectual. Deus não é uma ideia, não é um sistema filosófico, não é uma ideologia, não é um dogma. Deus é alguém. Deus é um Deus em três Pessoas que nos amam infinitamente. O cristão não pode simplesmente praticar a sua fé com atos e orações apressadas e impessoais. O cristão precisa ter uma comunhão de vida e de amor com Deus. Uma experiência pessoal de Deus.

Vivemos com “agenda cheia”, corremos o dia inteiro para lá e para cá, mas não pensamos mais nas nossas aspirações mais profundas. Não sabemos mais quem somos. Como diz o famoso livro, somos águias que vivem como galinhas dentro do galinheiro, esquecemos que nascemos para voar, e pior, esquecemos que sabemos voar.

Quanto tempo dedicamos para cultivar a amizade com Deus?

A quanto tempo não fazemos um momento de silêncio, de deserto, de adoração?

A quanto tempo não ficamos a sós com uma página do evangelho?

Um dado muito positivo da vida moderna é que aprendemos, apesar da correria do dia a dia, a cuidar do nosso corpo: caminhadas, exercícios, academia. Isso é certo, é bom, a nossa vida melhora e, com certeza, assim vivemos mais. Porém precisamos adicionar vida aos nossos anos, e não simplesmente anos a nossa vida. Se cuidamos do corpo (= acrescentar anos) precisamos cuidar também da dimensão espiritual da existência (= acrescentar vida aos nossos anos).

Jesus se transfigura e nos ensina a transfigurar nossas vidas e nossa realidade. A fé nos capacita a mudar uma realidade, que aparece com todos seus limites e injustiças, com muita violência e sem paz, com muitas divisões e sem amor. A nossa comunhão com Deus, enraizada na escuta da sua Palavra, nos torna verdadeiros missionários da justiça, da paz, da misericórdia e do amor.

Padre Graciano Cirina

Paróquia Sagrado Coração de Jesus

Poços de Caldas- MG

Diocese de Guaxupé