Paróquia
Sagrado Coração de Jesus

Poços de caldas - mg | Diocese de guaxupé

Testemunhar a fé!- Homilia da Solenidade de São Pedro e São Paulo- Pe Lucas

Neste dia celebramos a Solenidade de São Pedro e São Paulo, as colunas da Igreja, que com sua pregação e testemunho continuaram a missão de Cristo e levaram aos seus irmãos a palavra de Deus e os confirmaram na fé.

Pedro era natural de Betsaida, onde exercia a profissão de pescador. Jesus chamou-o e confiou-lhe a missão de guiar e confirmar os irmãos na fé. É uma das primeiras testemunhas de Jesus ressuscitado e, como arauto do Evangelho, toma consciência da necessidade de abrir a Igreja aos gentios. Paulo de Tarso, perseguidor convicto da Igreja, converte-se no caminho de Damasco. A partir daí, a sua vivacidade e brilhantismo são postos ao serviço do Evangelho. Fortemente apaixonado por Cristo, percorre o Mediterrâneo para anunciar o Evangelho da salvação, especialmente aos pagãos. Depois de terem sofrido toda a espécie de perseguições, ambos são martirizados em Roma.

Pedro e Paulo são muito diferentes entre si e no conhecimento e experiência com Cristo. Mas ambos trazem a fé em Cristo como ponto de unidade. Essa fé pela qual deram sua vida derramando seu sangue. Assim, ambos, martirizados em Roma, são sinais de fé e esperança para todos os discípulos de Cristo.

Apesar de serem diferentes entre si, Pedro e Paulo nos ensinam a valorizar justamente o que temos em comum: nossa fé em Cristo. Assim como discípulos de Cristo temos que professar nossa fé e nos colocar em seu seguimento. Mesmo com grandes diferenças temos que buscar a unidade. Fé que testemunhamos verdadeiramente através da Palavra de Deus que ouvimos e praticamos. Que são Pedro e São Paulo interceda por todos nós a vivermos uma profunda unidade e comunhão.

Padre Lucas Muniz
Paróquia Sagrado Coração de Jesus
Poços de Caldas- MG | Diocese de Guaxupé

Deixe o seu comentário