Paróquia
Sagrado Coração de Jesus

Poços de caldas - mg | Diocese de guaxupé

Ser profeta de Cristo- Homilia do 14º domingo do tempo comum- Padre Lucas

Nesse início de semana a liturgia da palavra nos traz como mensagem principal o seu anúncio e a recusa de muitos em escutá-la. A missão do profeta é anunciar a Palavra de Deus. Assim foi o chamado de Deus à Ezequiel, a missão de Jesus e também de Paulo.

Todos esses assumiram essa tarefa que Deus mesmo lhes confiou. Anunciaram a Palavra de Deus, se colocaram com porta-vozes do próprio Deus, levando aos seus contemporâneos essa palavra de vida. Mas se tem essa missão em comum, eles também têm em comum não serem ouvidos pelos seus.

Jesus assume-Se como profeta, isto é, como um enviado de Deus, que atua em nome de Deus e que tem uma mensagem de Deus para oferecer aos homens. Os ensinamentos que Jesus propõe não vêm dos mestres judaicos, mas do próprio Deus; a vida que Ele oferece é a vida plena e verdadeira que Deus quer propor aos homens. Os conterrâneos de Jesus não conseguem reconhecer a presença de Deus naquilo que Jesus diz e faz.

Jesus assume-Se como um profeta, isto é, alguém a quem Deus confiou uma missão e que testemunha no meio dos seus irmãos as propostas de Deus. A nossa identificação com Jesus faz de nós continuadores da missão que o Pai Lhe confiou. Sentimo-nos, como Jesus, profetas a quem Deus chamou e a quem enviou ao mundo para testemunharem a proposta libertadora que Deus quer oferecer a todos os homens. Nas nossas palavras e gestos deve ecoar, em cada momento, a proposta de salvação que Deus quer fazer a todos os homens.

Sejamos também profetas de Cristo Jesus, anunciando sua palavra. Mesmo encontrando dificuldades em meio ao caminho mantenhamos a fidelidade ao projeto de Deus para nós.

Padre Lucas Muniz
Paróquia Sagrado Coração de Jesus
Poços de Caldas- MG | Diocese de Guaxupé

Deixe o seu comentário