Paróquia
Sagrado Coração de Jesus

Poços de caldas - mg | Diocese de guaxupé

Homilias em Destaque › 16/04/2018

Por que estais preocupados, e porque tendes dúvidas no coração?- Homilia do 3º domingo da Páscoa

O impacto do encontro de Jesus Ressuscitado na vida de seus discípulos foi e é enorme. Sua mensagem, sua vida, sua morte e ressurreição são a Boa Nova que transforma a vida de quem nela acredita. Quando as comunidades se encontram com a Palavra do Evangelho, nascem, crescem na fé e estão introduzindo a felicidade e a realização do sonho de Deus, a implantação de seu Reino no mundo.

Muitas vezes é difícil acreditar no Cristo Ressuscitado. Demanda fé, confiança. E muitas vezes é o medo ou dúvidas que tomam o coração dos fiéis. Esse Jesus, vivo e ressuscitado, é o filho de Deus que, após caminhar com os homens, reentrou no mundo de Deus. O “espanto” e o “medo” com que os discípulos acolhem Jesus são, no contexto bíblico, a reação normal e habitual do homem diante da divindade.

As dúvidas dos discípulos dão conta dessa dificuldade que eles sentiram em percorrer o caminho da fé até ao encontro pessoal com o Senhor ressuscitado. A ressurreição não foi, para os discípulos, um fato imediatamente evidente, mas uma caminhada de amadurecimento da própria fé, até chegar à experiência do Senhor ressuscitado. É que Cristo continua presente no meio da sua comunidade em marcha pela história. Quando a comunidade se reúne para escutar a Palavra, Ele está presente e explica aos seus discípulos o sentido das Escrituras.

Necessitamos deste encontro com Jesus para purificar nossa fé fechada, fundamentalista; uma fé infantil porque assim nos foi ensinada; ou uma fé que temos como propriedade que não tem possibilidade de se desenvolver ou de se transformar.

O encontro verdadeiro com o Cristo Ressuscitado transformou a fé e a vida daqueles discípulos e pode também transformar a nossa vida hoje. Não podemos deixar o medo tomar conta de nosso coração, mas somente a paz de Deus. “A paz esteja convosco” (v. 36) é o que Cristo sempre diz aos discípulos ao encontrá-los. É a paz de Cristo que deve encher nosso coração e nossa vida. Acolhemos a paz e sejamos transmissores de paz para nossos irmãos e irmãs.

Padre Lucas Muniz
Paróquia Sagrado Coração de Jesus
Poços de Caldas-MG | Diocese de Guaxupé

Deixe o seu comentário