Paróquia
Sagrado Coração de Jesus

Poços de caldas - mg | Diocese de guaxupé

Paróquia hoje:
Homilias em Destaque › 14/05/2018

“Os discípulos então saíram…”- Homilia da Solenidade da Ascensão do Senhor- Padre Lucas Muniz

Neste final de semana celebramos a Ascensão do Senhor. Após a sua ressurreição, Jesus apareceu muitas vezes ainda aos seus discípulos. Agora ele “sobe aos céus para se sentar à direita de Deus” (Mc 16, 19). Mas ao celebrarmos a Ascensão não estamos despedindo de Cristo para nunca mais estar conosco, na verdade é o começo de uma nova presença de Cristo junto aos seus discípulos. Agora não mais preso às barreiras físicas e materiais, mas na onipresença de Deus em todos os seus. De junto do Pai, Jesus continuará a acompanhar os discípulos e, através deles, a oferecer aos homens a vida nova e definitiva.
Assim, antes de se elevar aos céus, Jesus deixa um último pedido aos seus discípulos: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura”. E é justamente isso que aqueles primeiros discípulos fizeram e o que a Igreja faz ainda hoje em nossos tempos.

Após a Ascensão os discípulos se tornam missionários anunciando as palavras que o próprio Cristo mesmo lhes havia anunciado. Jesus nos deixou o testemunho e somos nós, seus seguidores, que devemos continuar a realizar o projeto libertador de Deus para os homens e para o mundo. Os discípulos não podem ficar a olhar para o céu, numa passividade alienante; mas têm de ir para o meio dos homens continuarem o projeto de Jesus.

A festa da Ascensão de Jesus é, sobretudo, o momento em que os discípulos tomam consciência da sua missão e do seu papel no mundo. A Igreja (a comunidade dos discípulos, reunida à volta de Jesus, animada pelo Espírito) é, essencialmente, uma comunidade missionária, cuja missão é testemunhar no mundo a proposta de salvação e de libertação que Jesus veio trazer aos homens.

Jesus mesmo é o Evangelho que se oferece a humanidade. Evangelizar significa fazer presente Jesus, sua vida, suas palavras, seus gestos e sua entrega total, porém também sua exaltação gloriosa à direita do Pai como Senhor. Esta é nossa missão.

Padre Lucas Muniz
Paróquia Sagrado Coração de Jesus
Poços de Caldas- MG | Diocese de Guaxupé

Deixe o seu comentário