Paróquia
Sagrado Coração de Jesus

Poços de caldas - mg | Diocese de guaxupé

Homilias em Destaque › 17/06/2018

O Reino de Deus semeado no meio de nós!- Homilia do 11º domingo do tempo comum- Pe Lucas

Jesus anuncia o Reino de Deus e ao fazer isso o faz de modo que todos possam não somente compreender intelectualmente seu significado, mas também experimentar em sua vida. Por isso usa de parábolas. Essas parábolas traduzem para situações cotidianas o que significa o Reino de Deus. E neste domingo Jesus conta duas parábolas ilustrando o dinamismo do Reino de Deus.

A primeira parábola Jesus conta que o semeador sai a semear sua semente. Ela é lançada ao chão, onde cresce e dá seus frutos, sem a intervenção do semeador. Ele somente volta para a ceifa. Entre a sementeira e a colheita, a semente vai crescendo e amadurecendo, sem que o homem intervenha para impedir ou acelerar o processo. O Reino de Deus é iniciativa de Deus. É Deus quem atua no silêncio da noite, no tumulto do dia ou na turbulência da história para que o Reino aconteça. Ao homem cabe a confiança em Deus.

A segunda parábola é a do grão de mostarda. Uma pequena semente que cresce e produz uma grande árvore onde os pássaros fazem seus ninhos. Um grande contraste entre a pequenez da semente e a grandeza da árvore. Deus serve-Se de algo que é pequeno e insignificante aos olhos do mundo para concretizar os seus projetos de salvação e de graça em favor dos homens. Mesmo que a seus inícios parecem pequenos, ali habita a força de Deus que faz com que seu Reino cresça em toda a sociedade.

Nas suas palavras, nos seus gestos, Jesus propôs um caminho novo, uma nova realidade; lançou a semente da transformação dos corações, das mentes e das vontades, de forma a que a vida dos homens e das sociedades se construa de acordo com os esquemas de Deus. Essa semente não foi lançada em vão: está entre nós e cresce por ação de Deus. Resta-nos acolher essa semente e deixar que Deus realize a sua ação. Resta-nos também, como discípulos de Jesus, continuar a lançar essa semente do Reino, a fim de que ela encontre lugar no coração de cada homem e de cada mulher.

Padre Lucas Muniz
Paróquia Sagrado Coração de Jesus
Poços de Caldas- MG | Diocese de Guaxupé

Deixe o seu comentário