Paróquia
Sagrado Coração de Jesus

Poços de caldas - mg | Diocese de guaxupé

Homilias em Destaque › 27/06/2017

Não tenhais medo

 

Jesus está instruindo a comunidade. Todo este capitulo é cheio de orientações que o Senhor da aos seus. Nesta parte que ouvimos hoje fala do medo e os convida a não ter medo. Alias nos convida pois este evangelho hoje é para nós. Ele falo do medo dos homens…logo no capitulo antes eles disseram que Jesus tinha o poder dos demônios. Mas não tenhais medo do que falam de vocês; não deixamos a nossa vida ser condicionada pela opinião dos outros. Somos o que somos, precisa ter a certeza que não são os juízos dos outros ou a mentira. Claro em tudo tem um limite…, mas aqui falamos daquela opinião dos outros sobre a nossa pessoa, nossas qualidades. Deus sabe quem eu sou, por isso não devo nem me rebaixar, nem me elevar.

O segundo medo do qual fala Jesus nos leva a uma reflexão muito importante, diria fundamental para nossa caminhada: “não tenhais medo daqueles que matam o corpo..mas não podem matar a alma… tenhais medo daquele que mata a alma e o corpo…” . A tradução certa não é inferno, mas a geena , o lixão, cheios de fogos, queimando lixo. Portanto a alma pode morrer. Isto é podemos morrer por dentro. Isto significa que existem atitudes, estilos de vida, comportamentos repetidos que acabam com a vida interior, acabam com a fé, acabam com a gente. Por isso estamos aqui a cada domingo aprendendo com Jesus que nos mostra o que da a vida e o que pode tirar nossa vida. Entre o corpo e a alma, a diferença é que a alma pode morrer para sempre, mas a morte do nosso corpo não tem poder de destruir a nossa alma.

Não vamos falar de maneira ilusória e fora da realidade. Se é verdade como é verdade que vivemos tempos de medo pela vida, de muita insegurança. È verdade que temos medo da violência e medo de morrer, e precisamos ter mesmo, Jesus não ensina a desprezar a vida, mas nos alerta que da mesma maneira precisamos cuidar da nossa vida interior e descobrir o que pode matar nossa alma.

Vós valeis mais que os pássaros.. Jesus neste caso fala de valor. Quantas pessoas tem problema com isso, talvez hoje se chame autoestima: uns se consideram abaixo demais, outros acima. Jesus quer que tenhamos a certeza que para o Pai nos valemos muito, pois somos filhos. O nosso ninho são as mãos de Deus. Mas é claro que muito depende da nossa visão sobre a vida, se alguém considera que riqueza é tudo, é claro que se não for rico vai se sentir de pouco valor. Assim poderíamos fazer outros exemplos.

Deixe o seu comentário