Paróquia
Sagrado Coração de Jesus

Poços de caldas - mg | Diocese de guaxupé

Homilias em Destaque › 18/03/2017

IIIº Dom da Quaresma – Sede de Deus

 

 

Este terceiro domingo de quaresma inicia um percurso que desde os tempos antigos preparava os catecúmenos para o batismo. São três sinais que ensinam a acolher Jesus como o Salvador:

Hoje: Jesus é água viva

IVº domingo de quaresma: Jesus é luz

Vº domingo de Quaresma: Jesus é ressurreição e vida nova

Começamos hoje com o encontro de Jesus com a Samaritana. Um encontro onde acontece uma mudança profunda: tudo começa com a sede de água de Jesus e da mulher e termina com a sede de Deus, que revela Jesus como Salvador aos olhos de todos os samaritanos. No inicio Jesus pede água para beber e a mulher estranha muito pois um judeu não faria isso com nenhuma mulher e muito menos com uma samaritana. Jesus dizendo se tu soubesses quem é que te fala… ele te daria uma água viva…. isto é Jesus já leva a mulher a um outro plano: a sede de Deus, mas ela não entende logo e continua pensando na água que mata a sede. Jesus continua seu dialogo e mostra a ela que sabe da sua vida, dos seus maridos e do companheiro atual que não é seu marido. Enfim Jesus se revela quando ela fala que espera o messias e Jesus diz “Sou eu que te falo”.

Tudo isso nos ensina a aceitar Jesus como Salvador, mas nos deixa a imagem da sede, uma imagem que nos mostra que encontra Deus, apenas aquele que sente necessidade dele, assim como precisamos de beber para viver, precisamos de Deus para viver. Quem move nossa vida são nossos desejos que nos levam a buscar o que sejamos. Contrariamente ao que se pensa o desejo não é algo que nasce do nada. Se alguém nunca foi pescar dificilmente vai sentir desejo de pescar. Se uma pessoa nunca se interessou por flores não vai desejar um jardim em sua casa e assim em diante. O desejo de Deus precisa ser despertado, alimentado. Jesus água viva mata a sede do ser, da alma, de uma vida com sentido. Quando a gente começa a sentir que Jesus está dando sentido a nossa vida, a nossa luta, e nos fortalece nas dificuldades e nos momentos de dor, a gente quer sempre mais matar esta sede. Hoje vimos muitos que perderam desejo de Deus, e desta maneira estão perdendo também o desejo de uma vida melhor. Ter sede de Deus é o grande segredo de uma Fe viva!

Tags:

Deixe o seu comentário