Paróquia
Sagrado Coração de Jesus

Poços de caldas - mg | Diocese de guaxupé

Homilias em Destaque › 14/11/2016

Homilia XXXlll – Dom – Tempo Comum – Permanecendo Firmes que ireis ganhar

Um trecho de estilo literário apocalíptico, que existia no tempo de Jesus e também do evangelista Lucas, 40 anos depois que Jesus havia voltado para o céu. Jesus utilizou esta linguagem se referindo a perseguição e Lucas que como sabemos havia estudado muito as fontes dos evangelhos, quer passar a mesma mensagem a comunidade destinatária do seu evangelho. Apocalíptico não tem o sentido de tragédia, destruição final, como a gente pensa. A palavra é junção de duas palavras que significam afastar e escondido, isto é afastar aquilo que está escondido, por tanto mostrar aquilo que até hoje estava escondido. Estes textos tinham a pretensão de mostrar como Deus enxergava a história da humanidade. Então o objetivo é revelar o pensamento de Deus.

Jesus diz claramente que não está falando do fim, mas anuncia que os discípulos serão perseguidos, como já disse em outras circunstâncias. Jesus parece assustar, mas depois conforta dizendo que nem o cabelo da nossa cabeça será perdido. Quem será firme achará a vida. Esta é a revelação.

Queria tanto escrever o evangelho de hoje. Queria saber o que Lucas escreveria para nossa comunidade, para nossa igreja hoje. Nós hoje não somos perseguidos, somos seduzidos. Nós hoje não somos atacados enquanto cristãos, por causa da fé. Existe muita violência, no Brasil e no mundo, mas não é perseguição da fé, tirando os países onde os cristãos são perseguidos ainda hoje. Mas quero falar da nossa situação. A maior sedução que hoje atenta na nossas vidas é acabar com a vida interior, acabar com a dimensão humana que transcende o imediato e nos leva ao definitivo. Portanto acabar com a sede de infinito que existe dentro de nós para nos seduzir criando uma sede de finito, de coisas provisórias, imediatas, superficiais, aparentes…. Não somos nós que somos perseguidos no mundo de hoje, mas è Deus. Se tenta construir o mundo sem Deus, o homem sem Deus, o Homem que se faz Deus e não precisa de Deus. Nós se não ficamos firmes como diz Jesus, vamos perder Deus, não porque será negado, não porque serão proibidas as religiões, não porque serão destruídas as igrejas, mas porque cada vez mais Deus será reduzido a um pequeno espaço do nosso tempo, iremos ainda na missa, mas não seremos mais capazes de viver com Deus no nosso dia a dia, onde dinheiro, poder, aparência, sucesso vão dominar os nossos comportamentos. Buscar a Deus será uma experiência similar a ir na Academia, ir ao Medico, e não será mais uma experiência capaz de nortear nossa vida. Isso não é futuro, mas está no nosso presente, só não enxerga isso quem não quer. Então acontece o que está acontecendo, teremos um pais povoado de 90% de cristãos, mas não temos um pais cristão, não temos uma sociedade cristã. Muitos cristãos, mas poucos que vivem como cristãos. Eu penso que isso é o que Jesus diria para nós: permaneceis firmes, porque estão tirando Deus do vosso coração!

 

Tags:

Deixe o seu comentário