Paróquia
Sagrado Coração de Jesus

Poços de caldas - mg | Diocese de guaxupé

Homilias em Destaque › 18/06/2018

Deus envolve o grande no pequeno, a eternidade num momento- Homilia do 11º Dom. Pe Graciano

Neste domingo ouvimos Jesus como mestre da Palavra, que usa a linguagem do dia a dia para falar de algo eterno e importante como o Reino de Deus. Parábolas que ensinam duas coisas. A primeira é que há um crescimento de tudo que se planta honestamente. Há um crescimento natural, não precisa forçar. O Reino de Deus é assim. O agricultor deve semear, o resto a terra e a semente fazem. Isto significa que não precisa ter a angustia do sucesso, da realização, mas precisa ter a força de semear, de plantar a semente da Palavra, da verdade, da justiça. Tem uma virtude um pouco esquecida além da fé e da caridade, que é a esperança. O Construtor do Reino de Deus não pode perder a esperança. Esperança significa que temos certeza que a obra de Deus vem acontecendo. Esperança não é otimismo e nem o desejo que esperamos que se realize. A esperança é caminhar para aquilo que já existe. Isto é a obra de Deus, seu Reino que a cada dia cresce mais e mais.

A lógica de Deus se distancia muito daquela que o mundo nos apresenta como a melhor: poder, sucesso, riqueza, fama, etc.

Deus acredita naquilo que é pequeno. Deus acredita nos gestos diários que transformam o mundo. Não quer que façamos coisas grandiosas ou extraordinárias. A semente na sua maturação doa a flor e o fruto. O homem também se torna adulto quando aprende a se doar, quando se torna pão para matar a fome de muitos. A doação de nós mesmos que da graça e sentido a vida. Isso acontece nos gestos de cada momento.

Para Deus nada é pequeno daquilo que é feito por amor. Penso a quantas pessoas dedicam sua vida para cuidar dos enfermos em suas casas: são pessoas que no ambiente pequeno de suas casas fazem o mundo maior, mais santo e mais bonito.

Deus costuma colocar o grande no pequeno. O universo está no átomo. A árvore está na semente. O homem está no embrião. A eternidade no momento. O amor no coração. Deus no homem!

Padre Graciano Cirina

Paróquia Sagrado Coração de Jesus

Poços de Caldas- MG | Diocese de Guaxupé

Deixe o seu comentário