Paróquia
Sagrado Coração de Jesus

Poços de caldas - mg | Diocese de guaxupé

Destaques › 07/02/2019

Depoimento do jovem de nossa paróquia sobre a JMJ

Durante os dias 21 a 28 de janeiro pude viver a minha terceira Jornada Mundial da Juventude agora no Panamá juntamente com milhares de jovens do mundo todo. Foi uma semana para entrar na história.

Foram dias de alegria, espiritualidade, fé, amizade e tudo mais que Deus pode proporcionar. A JMJ é mágica! Faz transcender o nosso entendimento e proporciona encontros inimagináveis.

Dessa vez encarei esse desafio sozinho. Alguns amigos que iriam comigo tiveram algumas dificuldades e portanto não puderam ir junto, porém me mantive firme e mesmo com receio, fui com a cara e a coragem. Uma viagem assim nunca é fácil, mas quando se tem a oração e o apoio de amigos, familiares e de toda a comunidade, o desafio fica menor.

Logo que cheguei fui muito bem recebido e já fiz algumas amizades no próprio aeroporto e senti que aquela Jornada seria diferente.

De maneira bem resumida conheci alguns brasileiros e me juntei a eles e assim formamos um grupo. Além desses, também tive a alegria de fazer amizade com alguns panamenhos que também entraram nesse grupo. Foi uma experiência maravilhosa de amizade. Pessoas que nunca se viram na vida criaram um laço sólido de amizade. Isso é JMJ.

O povo panamenho se esforçou muito para receber esse evento. O país todo estava mobilizado para fazer o melhor para os jovens de todo o mundo. Fui extremamente bem acolhido na paróquia que me recebeu, a paróquia Maria Auxiliadora do bairro de Pueblo Nuevo. Eram sorrisos sinceros que transbordavam alegria e orgulho de poder ajudar.

A família que me acolheu em sua casa foi outra grata surpresa. Muito humildes e receptivos, deram o seu melhor para mim e cuidaram para que eu tivesse o melhor sempre. Essa acolhida generosa me ensinou muito.

A Jornada Mundial da Juventude se revela nesses momentos simples e também nos atos centrais onde a juventude se reúne para festejar e celebrar com todo o mundo e também com o Papa Francisco.

Destaco aqui algumas experiências que, do meu ponto de vista, são as mais lindas na JMJ: ser bem acolhido, pegar um metrô lotado de jovens e poder cantar músicas em várias línguas (mesmo sem saber outro idioma direito), gritar “Brasil” e todos vibrarem, andar com um chapéu verde e amarelo e ser parado constantemente para tirar fotos, trocar/ dar/ receber presentes, distribuir e receber sorrisos sinceros, comunicar através de gestos quando as palavras faltam, “hablar un nuevo idioma” sem saber “hablar” direito(rs), e tantas coisas pequenas que compõe toda essa experiência.

Além de todos esses detalhes, os atos centrais são de uma emoção enorme. Para mim, o mais lindo é ver a multidão de jovens tremulando as bandeiras de seus países. São muitas bandeiras e inúmeras nacionalidades ali presentes unidas por um só motivo: Jesus Cristo.

Papa Francisco é a “cereja do bolo”. Sua presença é extremamente forte e contagiante. Vê-lo, ainda que de longe em um telão é muito emocionante. Suas palavras tocam o mais íntimo do nosso ser e nos impulsionam a ser melhores. Pedro quando está no meio de nós transforma nossas vidas e nos aponta para o Cristo.

Consegui ver o Papa Francisco de perto apenas uma vez, no domingo antes da missa de encerramento, e foi muito emocionante. São segundos (literalmente) de rara felicidade quando ele passa perto de todos em seu papamóvel. O Vigário de Cristo transmite a paz e o amor a todos nós através de seu sorriso.

A Jornada Mundial da Juventude é assim, feita de detalhes e grandes coisas. Promovida por um país a pedido do Papa e construída por milhares de mãos e pés peregrinos. Muito mais que um evento, é sem dúvida uma experiência de vida que nunca se repete, cada JMJ é única e especial. Não há uma melhor que a outra. Essa foi a minha terceira experiência e com certeza foi diferente das outras duas que participei. Nem melhor nem pior, mas diferente. Construtora de algumas páginas maravilhosas de minha vida.

Agradeço a todos que colaboram para a realização desse sonho, seja com a doação em dinheiro, a compra de rifas e canecas, seja com a oração. Muito obrigado a todos!

Que venha a Jornada Mundial da Juventude em Portugal 2022! Com certeza estarei lá!

Não tenha medo de, assim como Maria, dizer “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra!”. Deus espera o seu e o meu sim todo dia!

 

Wender Batista

Peregrino da Paróquia Sagrado Coração de Jesus

Poços de Caldas- MG

Diocese de Guaxupé

 

Abaixo algumas fotos dessa experiência na JMJ Panamá 2019

Famoso Canal do Panamá

 

 

Parada para foto com alguns panamenhos

Preparação pra a Viíglia

Família que acolheu Wender durante a JMJ

Amanhecer no campo São João Paulo II. Local da missa de envio da JMJ

Amigos panamenhos

Amigos brasileiros e panamenhos

Itza, Irving e Ivanna. Amigos panamenhos