Paróquia
Sagrado Coração de Jesus

Poços de caldas - mg | Diocese de guaxupé

Padre Lucas, Voz do Pastor › 26/07/2018

Cristão: sinal de Deus por onde anda- Vivendo a Palavra | Julho 2018 | Pe Lucas

Neste mês de julho nossa comunidade tem um encontro muito especial: o quarto retiro missionário, momento de reflexão oração e espiritualidade. É um tempo oportuno para descobrirmos em nós o chamado de Deus, renovarmos nosso sim a Ele e abraçarmos a missão que Ele nos confia.

Vivemos em tempos difíceis. Mas são esses desafios que nos moldam como cristãos. O Santo Padre, o Papa Francisco, disse em certa ocasião que o cristão é um missionário de esperança, não um profeta de desgraças, como se tudo tivesse terminado no calvário ou na sepultura. E acrescenta que, quem tem Cristo a seu lado, não teme nada. Por isso, os verdadeiros cristãos nunca são acomodados, são missionários de esperança.

Essa esperança nós temos que redescobrir em nós, a partir de Cristo. Não somente uma euforia ou um otimismo que se perde com o tempo ou com as dificuldades. É uma esperança ativa, que constrói um futuro diferente ou espaços onde se faz presente o próprio Deus, na pessoa que o serve. Assim deve ser o cristão. Um sinal de Deus por onde anda.

A missão de cada cristão é muito concreta: anuncia a salvação, anuncia Cristo como nossa salvação. Jesus começa sua vida pública dizendo: “o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho”. Esse também deve ser nosso anúncio. Dizer para o mundo que Cristo aproximou a humanidade a Deus e sua proposta de vida.

Este anúncio é uma Boa Nova portadora de alegria contagiante, porque contém e oferece uma vida nova: a vida de Cristo ressuscitado, caminho, verdade e vida. É Caminho que nos convida a segui-Lo com confiança e coragem. E, seguindo Jesus como nosso Caminho, fazemos experiência da sua Verdade e recebemos a sua Vida, que é plena comunhão com Deus Pai na força do Espírito Santo, liberta-nos de toda a forma de egoísmo e torna-se fonte de criatividade no amor.

O Senhor envia seus discípulos a anunciar a sua Mensagem, com o poder do Espírito Santo. Trata-se de um ato de extrema confiança. Ele confia em nós, apesar das nossas faltas e de não sermos perfeitos. Disse também o papa Francisco: “O Evangelho não pode ser fechado e sigilado, porque o amor de Deus é dinâmico e deve chegar a todos. Para anunciar é preciso ir com confiança, sair de si mesmos, livres de qualquer tentação de comodismo. Com o Batismo, Jesus conferiu a cada um de nós o poder de anunciar. Eis a identidade do cristão!”. O cristão deve percorrer as estradas do mundo, transmitindo a Mensagem de Jesus, com a força límpida e mansa do seu alegre testemunho.

Nosso retiro será num local muito especial, o Santuário Fonte de Vida Nova. Junto de Maria, estaremos dando nosso sim à missão de seu filho Jesus. Façamos missão inspirando-nos em Maria, Mãe da evangelização. Movida pelo Espírito, Ela acolheu o Verbo da vida na profundidade da sua fé humilde. Que a Virgem nos ajude a dizer o nosso sim à urgência de fazer ressoar a Boa Nova de Jesus no nosso tempo; nos obtenha um novo ardor de ressuscitados para levar, a todos, o Evangelho da vida que vence a morte; interceda por nós, a fim de podermos ter uma santa ousadia de procurar novos caminhos, para que chegue a todos o dom da salvação.

 

Padre Lucas Muniz

Paróquia Sagrado Coração de Jesus

Poços de Caldas- MG | Diocese de Guaxupé

Deixe o seu comentário