O Batismo na Paróquia

Documentos necessários

- Certidão de nascimento da criança (original e Xerox)
- Nominativo de dois padrinhos

Requisitos básicos

1. Para crianças com até sete anos incompletos, é necessário a preparação dos seus pais e padrinhos.

2. Para crianças de sete a quatorze anos, é necessário uma preparação, que é feita juntamente com a catequese para a 1ª eucaristia, no período de dois anos, no fim do qual, receberá o sacramento do Batismo e consecutivamente o da 1ª Eucaristia.

3. Para os jovens com mais de quinze anos e adultos, é necessário uma preparação, que é feita juntamente com a preparação para o Sacramento da Crisma, no período de um ano, no fim do qual, receberá o Sacramento do Batismo, da Eucaristia e da Crisma consecutivamente.

4. Os pais e padrinhos que não são católicos ou não receberam algum ou nenhum dos Sacramentos da Iniciação Cristã (Batismo, Eucaristia e Crisma), precisam da autorização do pároco para poder realizar o Batismo .

5. O fato dos pais serem solteiros ou não casados na Igreja não interfere na celebração do batismo, mas é preciso informar a paróquia sobre esta situação.

6. O curso de preparação para pais e padrinhos é ministrado no sábado que antecede o batismo. O curso é gratuito.

7. O Sacramento do Batismo (Comunitário) é celebrado todo 2º e 4º domingo do mês. Sendo que o 2º domingo acontece na igreja do Sagrado Coração e no 4º domingo na igreja São José. O agendamento deve ser feito pelo menos 15 dias antes, na secretaria paroquial. Não é cobrada taxa para realização do Batismo, mas se a família desejar pode fazer uma doação espontânea.

8. Os casos especiais, por motivos justos, serão administrados pelo nosso pároco.

clique aqui para mais detalhes …

Conheça nossa paróquia

Pastorais, Movimentos e Ministérios