Paróquia
Sagrado Coração de Jesus

Poços de caldas - mg | Diocese de guaxupé

Anunciar Cristo a todos! homilia da solenidade da natividade de São João Batista- Pe Lucas

Nesse dia 24 de junho celebramos a natividade de João, o Batista, um dos santos mais populares de nossa fé. João Batista, além da Virgem Maria, é o único santo de quem a Liturgia celebra o nascimento para a terra. João, como “Precursor” de Jesus teve, de fato, um papel único na História da Salvação. Filho de Zacarias e de Isabel, a sua vida não desabrochou por iniciativa humana, mas por dom de Deus a dois pais de idade avançada e, por isso, já sem possibilidade de gerar filhos. Situado entre o Antigo e o Novo Testamento, como Precursor, João é considerado profeta de um e outro Testamento.

O nome João significa “Deus é propício” ou ainda melhor, “Deus é misericórdia”. Dessa explicação e significado é como podemos entender o canto de Zacarias, o Benedictus, que Lucas coloca como continuação ao evangelho de hoje. Da visita de Deus a seu povo é a ideia que exorta a bendizer e louvar a Deus. Este cântico de Zacarias, com todas as ressonâncias dos cantos do Antigo Testamento, vem mostrar que toda a história do povo das promessas não foi em vão e que é chegado o momento em que Deus, de novo, estará com os seus.

João, tem essa missão em seu próprio nome: anunciar que Deus há de chegar para visitar, libertar seu povo. É o que fará Jesus, quem com seu nome e sua vida há de levar ao cumprimento todo o projeto salvador de Deus. Assim João se coloca como precursor do Salvador. Mostrando ao seu povo a chegada do próprio Deus: “Eis o cordeiro de Deus…”

Olhemos para o exemplo de João Batista. Anunciemos a Cristo a todos. Como João aponta a Cristo, cordeiro de Deus, assim também somos chamados a essa missão. Abracemos o chamado de Deus e façamos nós também de nossa vida a missão de anunciar Cristo.

Padre Lucas Muniz
Paróquia Sagrado Coração de Jesus
Poços de Caldas- MG | Diocese de Guaxupé

Deixe o seu comentário