Paróquia
Sagrado Coração de Jesus

Poços de caldas - mg | Diocese de guaxupé

Paróquia hoje:
Notícias da Paróquia › 13/03/2018

Aconteceu a 1ª Festa da Coosulminas

No dia 3 de março, na Quadra Poliesportiva da Aphas, aconteceu a 1º Festa da Coosulminas (Cooperativa de Trabalho de Poços de Caldas e Região Sudeste) que contou com a presença de autoridades de Poços de Caldas Sérgio Azevedo, Prefeito Municipal; a Secretária de Promoção Social, Luzia Martins; os vereadores Lucas Arruda, Vice presidente da Câmara de Poços de Caldas e Álvaro Cagnani; Padre Graciano Cirina; Rosimeire da Silva (Presidente da Coosulminas e toda diretoria; a comunidade do Bairro São José e outros bairros da cidade também marcaram presença no evento.

A Coosulminas foi fundada no dia 30 de outubro de 2017 no Bairro São José com o objetivo de viabilizar oportunidades para pessoas que hoje estão fora do mercado de trabalho: mães, pais, jovens, pessoas em situação de rua e outros. Moradora do Bairro São José há 35 anos, Rosemeire Fátima da Silva tomou posse como presidente da Coosulminas e ressaltou o caráter social do trabalho: “Vivemos tempos de crise, tempos difíceis, onde o desemprego assola famílias inteiras, tirando a dignidade de todos, o que faz com que muitos passem a praticar atos ilícitos”. O prefeito Sérgio Azevedo fez questão de destacar: “Sou presidente de uma cooperativa há 16 anos. Acredito neste tipo de associação e por isso, incentivo a formação de cooperativas, seja de trabalho ou de outros tipos”. E o vice-prefeito e titular da Sedet, Flávio Faria, que teve a infância no Bairro, lembrou que o Bairro São José tem uma história ligada ao cooperativismo: “Em 2002, duas cooperativas foram fundadas no São José, uma de salgados e outra de serviços. Hoje é um momento bacana, importante, de valorizar pessoas, de criar novas perspectivas não só para cidadãos do bairro, mas toda a cidade, contando sempre com o apoio da Promoção Social.”

A Prefeitura, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) e a de Promoção Social, promoveu um esforço conjunto no sentido em auxiliar na organização, fomento e formatação da cooperativa, organizando encontros sobre cooperativismo e troca de experiência com outras entidades da cidade, inclusive a Coopoços, a Cooperativa dos Servidores Públicos Municipais.

A diretoria da Coosulminas é composta por: Rosemeire de Fátima da Silva (presidente); Amanda Garcia Bartolomeu e Renata Rossielli Paulino de Souza (diretoria administrativa); tendo como suplente Flaviane de Moraes Claudiano. O conselho fiscal ficou composto por Lucas Burgos Camillo, Antônio Carlos Rabelo, Gilmar Aparecido Braz, Leila de Oliveira Rabelo.

A cooperativa reúne profissionais das áreas de limpeza urbana, residencial e empresarial; jardinagem, marcenaria, carpintaria, encanador, eletricista, garçom, camareira, manobrista, recreação infantojuvenil, babá, cuidador de idosos, confeitaria, padeiro, salgadeira, cozinheiro e outros. Ainda em processo de instalação, a Coosulminas em breve poderá ser acionada para a contratação dos profissionais.

Deixe o seu comentário