Paróquia
Sagrado Coração de Jesus

Poços de caldas - mg | Diocese de guaxupé

Voz do Pastor › 10/06/2017

A Paróquia, uma casa de luz e esperança para todo

O mês de junho será muito rico de graças para nós. Resumindo: teremos a festa de Corpus Christi, que coincide com 10 anos de sagração da Igreja e teremos ainda a presença de Dom José Geraldo. No dia 18, a Primeira Eucaristia, e no dia 25 a Crisma. Teremos ainda batizados, Primeira Eucaristia e Crisma de adultos. Teremos também a Novena do Sagrado Coração e a festa do Sagrado. Estes fatos todos me fazem pensar no valor de uma comunidade e qual é a sua missão.

O mundo dentro e fora do Brasil vive momentos muito dramáticos. As notícias diárias dos noticiários são fartas de denúncias e prisões decretadas a políticos, mas infelizmente não é único problema do país. O Atlas da Violência de 2017 mostra que em 2015 o país teve quase 60 mil assassinatos, e mais de 31 mil foram de jovens entre 15 e 29 anos. O mundo das drogas talvez seja aquele que mais produz a morte entre os jovens.

Poderíamos lembrar tantos outros problemas ligados à população como educação, saúde e moradia. Os desempregados são mais de 14 milhões. Enfim, não vivemos certamente no mundo que sonhamos. A missão da comunidade é manter viva a esperança que um mundo melhor, mais justo e fraterno seja possível. Mas a esperança não pode ser baseada no nada, ela tem que ser fruto do nosso compromisso de assumir a vida cristã como uma luz que norteia nossa caminhada.

A Paróquia se torna um centro de vida, de fraternidade, que ensina crianças, jovens, adultos a abraçar os valores do Evangelho. Quantas palavras boas são pronunciadas nas celebrações, na catequese, na preparação para o casamento, nos encontros dos jovens, nas missas missionárias, nas vistas aos doentes! Penso em quantas pessoas se encontraram na caminhada da Paróquia, quantas famílias se renovaram, quantos reencontraram o norte da própria vida. No mundo que nos traz muita escuridão e muito medo, a Paróquia do Sagrado tenta ser uma luz que brilha não de uma luz própria, mas da luz de Cristo. É Ele que nos mostra como viver para termos mais paz e uma felicidade verdadeira. Ele que nos ensina a lutar nas dificuldades, a enfrentar os problemas, as enfermidades, os momentos de crise. Ele é o único que nos faz acreditar na força do amor, força que renova pessoas e famílias, que nos ensina a perdoar e nos acolher uns aos outros, a entender que as diferenças entre nós são uma riqueza. Ele que nos ensina a amar o outro assim como ele é. Somos chamados a testemunhar tudo isso na nossa vida, a viver aquilo que proclamamos e ouvimos.

Para que a Paróquia consiga viver sua missão precisamos de todos, precisamos que todos se comprometam a viver o Evangelho. Precisamos da nossa união e acreditar que viver unidos em comunidade é muito melhor que nos fecharmos numa vida individualista. Deus abençoe nossa Comunidade que agradece por 10 anos de consagração da Igreja do Sagrado e que esta Igreja seja sempre uma referência para nossas vidas, que seja a casa de Deus onde nossos corações se sintam confortados e aprendamos a semelhar ao coração de Jesus: “Jesus manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao teu”!!

Deixe o seu comentário